Professor Antônio Vieira
Terapia é uma palavra que vem do grego therapeuein, Therapheia, e significa “cuidar de”, “tratamento” ou “tratar”.
O termo holismo, etimologicamente, surgiu da palavra grega holon, holos, que significa inteiro, total, integral. Por holismo entende-se a integração das diversas partes de um sistema em um todo harmônico. Em outras palavras, a Terapia Holística é a forma de tratamento que, em vez de tratar apenas os sintomas físicos, trata o ser humano como um todo: o físico, o energético, as emoções, a mente (os pensamentos e crenças) e a parte espiritual, pois entende que cada um desses níveis afeta o outro. Por exemplo: se você pensar (mente) em uma pessoa de quem gosta muito, você experimentará emoções agradáveis (emocional) e seu corpo poderá até suar, enrubescer e os pelos eriçarem!
Psique quer dizer alma (ou mente) e assim, psicoterapia é um sistema de técnicas para cuidar ou tratar a mente. Ao longo de nossa educação, muitos registros emocionais, crenças, pensamentos duvidosos, imagens (frequentemente traumáticas), vozes de familiares influentes, lembranças indesejáveis nos atormentam e prejudicam nosso desenvolvimento como pessoa, nos relacionamentos, profissionalmente e em outros campos.
Concluímos então que Psicoterapia Holística consiste em um sistema que, através do tratamento da mente, através de técnicas de reelaboração das estruturas mentais, provoca efeitos benéficos direta ou indiretamente também nos níveis físico, energético, emocional e espiritual humanos. Isso é conseguido, por exemplo, a partir do conhecimento dos códigos mentais que acionam determinadas emoções e alterando-os, as emoções são imediatamente alteradas; ligação de uma habilidade que se julga não possuir a um comportamento desejável, mas de resultado insatisfatório, como falar em público; implantação de pensamentos e capacidades em fases da vida como infância e adolescência quando não as tínhamos (cuja ausência frequentemente prejudicava o nosso rendimento) e que se refletirão como eficiência no presente, além de muitas outras técnicas.
É útil esclarecer que no ocidente as técnicas freudianas, de análise profunda do passado, ainda exercem muita influência nos terapeutas, mas a Psicoterapia Holística não usa tais técnicas, não analisa o passado, nem interpreta seus conteúdos (embora os observe), mas trabalha alterando as estruturas mentais relacionadas aos eventos registrados na mente e por ser extremamente objetiva, trabalhando por projeto (atingir na sessão o estado desejado), é uma terapia breve.
A Psicoterapia Holística utiliza, portanto, técnicas que são exercícios mentais guiados pelo Psicoterapeuta Holístico. As mudanças que ele facilita se dão através do uso da voz em tonalidades específicas para obter os resultados desejados; o toque no braço, ombro ou pulso do cliente para “guardar” ali uma capacidade necessária até o momento de ligá-la a um comportamento desejado; o uso da linguagem corporal do cliente e seu inverso nos exercícios mentais, alterando também suas posturas corporais após o resultado positivo da transformação interior.
Poderíamos pensar: quem descobriu ou desenvolveu a Psicoterapia Holística? Na verdade, ela não é nova, mas vem sendo desenvolvida há cerca de dez mil anos em todos os países, pois o homem foi descobrindo por si como relaxar sua mente e corpo, como melhorar sua situação interior e exterior usando sua mente. Pitágoras usava a regressão de idade; religiões usam a meditação, a visualização; terapeutas ao longo dos séculos usaram a respiração, a hipnose.
As técnicas utilizadas pela Psicoterapia Holística são as que não foram aproveitadas oficialmente pela Psicologia (como a regressão de idade); algumas usadas pela Psicologia, mas que não “pertencem” ao sistema da ciência psicológica (como a linguagem corporal, o relaxamento muscular progressivo); as técnicas holísticas de transformação mental/emocional, como a Hipnose, a Programação Neuro-Linguística ou PNL, dentre muitas outras.